Data de estreia: 2008-05-08
Título: A Ronda da Noite
Título Original: Nightwatching
Realização: Peter Greenaway
Argumento: Peter Greenaway
Elenco: Martin Freeman, Emily Holmes, Michael Teigen.
Género: Biográfico, Drama, Histórico
País: Canadá, França, Alemanha, Polónia, Holanda, Grã-Bretanha
Duração: 134 min
Distribuição: Lusomundo



Sinopse:
Uma dramática comédia de costumes sobre Rembrandt, as suas mulheres e uma conspiração de um assassinato sórdido em “A Ronda da Noite”, o quadro que simultaneamente lhe trouxe a fama e o arruinou.

O ano de 1642 marca o ponto de viragem na vida do famoso pintor holandês, Rembrandt, transformando-o de uma rica e respeitada celebridade num pobre desacreditado.

Perante a insistência da sua mulher grávida Saskia, Rembrandt concorda relutantemente em pintar a Milícia dos Mosqueteiros de Amesterdão num retrato de grupo que mais tarde ficará conhecido como “A Ronda da Noite”.
Ele rapidamente descobre que existe uma conspiração, em marcha, entre os mercadores de Amesterdão com objectivos financeiros e de poder pessoal, naquela que era, à época, a cidade mais rica do Mundo Ocidental.
Rembrandt tropeça num homicídio chocante. Confiante no desejado nascimento de um filho e herdeiro, Rembrandt está determinado a expor os conspiradores assassinos construindo meticulosamente a sua acusação sob a forma de uma pintura encomendada, pondo a descoberto um lado desagradável e hipócrita da Época de Ouro da Sociedade Holandesa.

A sorte de Rembrandt muda. Saskia morre. Rembrandt revela a acusação de assassinato na pintura e os conspiradores planeiam a vingança.
Propõem-se desacreditá-lo na sua pátria e no exterior.
Arranjam uma traiçoeira amante, Geertje, para o seduzir.
Tentam cegá-lo.
Planeiam a sua ruína social e financeira criando as condições para a sua queda até à penúria, insultando a sua jovem amante Hendrickje, conspirando para destruir o seu filho e deixar Rembrant de rastos.

A audaciosa e corajosa pintura, “A Ronda da Noite”, de estética e conteúdo excepcionais, é a obra mais celebrada de Rembrandt. Consolidou a sua reputação como mestre pintor mas também o destruiu social e financeiramente.

Em competição no Festival Internacional de Veneza
Apresentação especial no Festival Internacional de Toronto

“Há um entusiasmo pela vida em quase todos os frames.” - Variety - Jay Weissberg

“ (…) A hiper-intensidade dos diálogos é o objectivo, e Greenaway enquadra-o com uma grande confiança no design do set.” - Globe and Mail - Guy Dixon

0 críticas