Data de estreia: 2008-05-08
Título Original: A Ilha dos escravos
Realizador: Francisco Manso
Argumento: António Torrado
Actores: Diogo Infante, João Lagarto, Luís Évora e Vanessa Giácomo
Género: Drama
Produtora: Costa do Castelo
Duração: 100 minutos




Sinopse:
«A ILHA DOS ESCRAVOS» combina romance, conspiração militar, luta pela liberdade, intriga política, personagens ricas e complexas, naquilo que o realizador considera ser um verdadeiro filme de aventuras.
O argumento foi escrito por António Torrado e inspirado no romance «O Escravo», escrito em 1856 pelo português Evaristo de Almeida, desterrado em Cabo Verde e a acção decorre em Cabo Verde, Brasil e Portugal em 1852.

A história desenrola-se no século XIX, durante uma revolta de miguelistas exilados em Cabo Verde, e centra-se num triângulo amoroso envolvendo a filha de um fazendeiro, um escravo e um oficial miguelista.

Um levantamento de tropas, na cidade da Praia, instigado por oficiais desterrados para o arquipélago, em consequência da derrota dos partidários do infante D. Miguel, na guerra civil portuguesa, é o núcleo histórico do filme.

Os rebeldes, contrariando as suas próprias convicções antiliberais, tentam aliciar para seu campo a população escrava, à falta de outros meios humanos que lhes corporizem os desígnios.

Conspiração político-militar por um lado, insurreição de escravos por outro, ambas associadas, mas transitoriamente convergentes, e a mistura não podia ser senão explosiva.

Se o núcleo histórico do filme é abertamente conflituoso, o núcleo dramático não é menos, com uma tecitura melodramática, que nos remete, em pleno para o período romântico, em que a acção decorre.

A ilha vai transformar-se num barril de pólvora e a aventura vai deixar marcas profundas para o futuro de Cabo Verde.

0 críticas